quinta-feira, 3 de maio de 2012

Gerês - Tradição da subida da «Vezeira» de Vilar da Veiga volta a cumprir- dia 12 e 13 de Maio 2012


A 12 e 13 de Maio cumpre-se a antiga tradição que leva o gado a rumar às pastagens mais altas da serra. A chamada «Vezeira» de Vilar da Veiga, prática em que os pastores guardam o gado bovino uns dos outros, e à vez, dura entre 15 de Maio e 15 de Setembro. O cortejo irá passar pelo centro da vila do Gerês.


No dia 12, o programa de festividades contempla uma caminhada para todos os que quiserem participar e está prevista uma visita aos currais, seguindo-se uma tertúlia sobre a «Vezeira» e um documentário, onde serão exibidas imagens desta tradição que data de 1802.
No dia 13, a partir das 9h30 são esperados na vila do Gerês centenas de visitantes para assistirem à passagem pelo centro da localidade do cortejo da «Vezeira» de Vilar da Veiga (freguesia do concelho de Terras de Bouro). A prática de guarda do gado nas pastagens mais altas inicia-se a 15 de Maio e termina a 15 de Setembro.
Entretanto, uma exposição de fotografias faz mostra da vida dos pastores no Gerês. Os dois dias de celebração incluem, ainda, uma mostra gastronómica onde o público poderá provar os melhores pratos regionais.
A animação irá contar com a actuação de grupos de cantares ao desafio e concertinas durante os dois dias do evento.
Recorde-se que a «Vezeira» é uma tradição antiga, uma prática comunitária que data do final do século XIX, e que se traduz em levar o gado à serra para lá ser apascentado, em currais, até Setembro.
O número de dias que o pastor fica no alto da serra de guarda depende do número de cabeças de gado que possua. Por cada dois bois, o pastor sabe que vai ficar um dia na serra. Quem tiver de ficar cinco dias, pode ficar três numa única ocasião e os restantes dois numa outra vez.
Esta iniciativa é organizada pela Associação Lírio do Gerês e conta com o apoio da autarquia de Terras de Bouro e dos restaurantes locais que aderiram ao certame.



Sem comentários: